Transformadores elétricos são equipamentos usados para elevar ou reduzir tensão elétrica(DDP) e corrente elétrica.
Consistem basicamente em duas bobinas enroladas com fios, podendo ser de cobre e alumínio, onde os enrolamentos do primários e secundário são envolvidos por um núcleo metálico de chapas de silício.
A passagem de uma corrente elétrica alternada no enrolamento primário induz uma diferença de potencial no enrolamento secundário, então consequentemente uma corrente elétrica alternada será ocasionada no secundário do transformador. A proporção entre as correntes primária e secundária depende da relação entre o número de voltas em cada um dos enrolamentos.
As correntes do primário e secundário são diretamente proporcionais a relação entre o número de espiras em cada um de ambos enrolamentos.
Como funcionam?
Se um transformador abaixa uma tensão elétrica, ele automaticamente aumenta a intensidade da corrente elétrica de saída e vice-versa, além disso mantém sempre constante a potência transmitida, dada pelo produto da corrente pela tensão.
A transmissão de energia elétrica em grandes distâncias ocorrem em alta tensão e com baixa corrente elétrica, por conta das perdas de energia ocasionadas pelo efeito Joule, uma vez que a energia dissipada nos fios é proporcional à corrente elétrica.
Para os circuitos de consumo de energia, por exemplo os residenciais, são utilizados baixos valores de tensão elétrica, por questões de segurança, potenciais elétricos muito elevados podem produzir descargas elétricas.
Por isso é necessário transformadores nos postes, cuja função é de abaixar o potencial elétrico da corrente, conduzida pelos fios, indo até as residências com tensões de 110 V ou 220 V.
A maioria dos transformadores são feitos com dois enrolamentos de fios de cobre, chamados de primário e secundário. Esses enrolamentos contam com diferentes números de voltas e encontram-se em volta de um núcleo de ferro, sem que haja contato entre eles.
O enrolamento primário é ligado diretamente a um gerador de força eletromotriz alternada, nele, forma-se uma corrente elétrica de intensidade e sentido variável, levando à geração de um campo magnético com as mesmas características.
Esse campo magnético é concentrado e amplificado pelo núcleo de ferro em direção ao enrolamento secundário. O campo magnético variável induz ao surgimento de uma corrente elétrica no secundário.
Tipos de transformadores:
Existem vários tipos de transformadores que são usados para finalidades diversas. Abaixo estão os mais comuns.
- Corrente: sua principal finalidade é abaixar a intensidade da corrente elétrica, com o objetivo de transmitir para dispositivos que não suportem correntes altas.
- Potencial: muito comum, podendo abaixar ou aumentar o potencial elétrico de acordo com a demanda e o número de enrolamentos na bobina primária e secundária.
- Distribuição: principalmente utilizados nas centrais de distribuição das usinas elétricas, é responsável por distribuir energia, para diversos tipos de clientes.
- Força: funcionam com altos níveis de capacidade e corrente, é usado na geração de energia e também em aplicações que precisa de muita potência elétrica.
Aprimária se destaca por disponibilizar um amplo estoque de transformadores com pronta entrega!
Como obter um transformador?
Aprimaria faz parte do grupo Siemetrafo atuando em vendas e aluguel de transformadores elétricos em todo o Brasil.
Envie seu projeto para nosso e-mail: comercial@aprimaria.com.br
Clique aqui para ver a linha de transformadores da Aprimária