O que é a Lei de Faraday?

O que é a Lei de Faraday?

O que é a Lei de Faraday

Desde a antiguidade a humanidade vem buscando explicações para os mais diversos fenômenos da natureza, e muitos já tem resposta, uma delas é a Lei de Faraday, que será tema deste blog.  

Quem foi Michael Faraday?

Nascido em Newington Butts, Londres, Inglaterra, no dia 22 de setembro de 1791.

Michael Faraday foi um importante físico e químico inglês, participou de diversos estudos sobre vários temas, como a teoria eletromagnética da luz, descobriu um composto chamado benzeno, formulou as leis da eletrólise, entre outras.

Sua principal descoberta foi a Lei de Faraday também chamada de indução eletromagnética descoberta em 29 de agosto de 1831.

A seguir, falaremos melhor sobre o descobrimento de Faraday. Vamos continuar?

Fluxo magnético

O fluxo magnético referenciado pelo símbolo (Φ) é uma grandeza que mede a quantidade de linhas de campo magnético (A) que atravessam uma área fechada (B).

A figura a seguir mostra o fluxo magnético através de uma superfície de área X.

Fluxo magnético através de uma superfície de área X.

Confira a fórmula utilizada para o cálculo do fluxo:

Φ = BAcos(-)

Φ – fluxo magnético (Wb – weber)

B – Campo magnético (T – tesla)

A – área (m²)

Fórmula

Faraday com seus estudos provou suas ideias, porém não elaborou muitos pensamentos matemáticos sobre essa questão.

Por isso sua formulação matemática foi feita por Franz Ernst Neuman. E Heinrich Lenz propôs a necessidade de usar o sinal negativo da fórmula.

Ficando assim:

ε = – ΔΦ / Δt

ε = força eletromotriz (V-volt);

ΔΦ = variação do fluxo magnético (WB-weber)

Δt = variação do tempo (S-segundos)

O sinal negativo adicionado por Franz na fórmula indica que o sentido da força eletromotriz é em oposição a variação do fluxo magnético.

Lei de Lenz

Por fim, a Lei de Lenz desenvolvida por Heinrich Lenz, físico nascido na Estônia, que finalizou todo esse conceito.

Essa lei nos diz que, quando o fluxo magnético é diminuído, a corrente gerada cria um campo do mesmo sentido do fluxo da fonte, vale também para o inverso: quando o fluxo magnético é aumentado gerará um campo oposto.

Ou seja, o campo magnético com diminuição do fluxo terá um sentido horário e campos com aumento do fluxo terão sentido anti-horário.

Aplicações da Lei de Faraday

Exemplos do uso desses conceitos estão na aplicação de geradores e transformadores.

Motor elétrico

Além de ter possibilitado a criação dos geradores de energia, como os que são empregados em quase todas as usinas elétricas, permitiu que criássemos o primeiro motor elétrico.

O motor elétrico e os geradores funcionam com base no mesmo principio. Dentro dos motores, contém uma espiral condutora, colocada entre os polos opostos de uma configuração de imãs.

Quando uma corrente elétrica passa pela espiral condutora, o campo magnético dos ímãs produz um torque sobre ela, consequentemente faz ela girar.

Transformadores

Os transformadores são dispositivos utilizados para abaixar ou elevar tensões e correntes elétricas. São constituídos de duas bobinas: primária e secundária.

Essas são enroladas em volta de uma barra de ferro fechada, ou colocadas em formato de U.

Quando uma corrente elétrica alternada passa através da bobina primária, um campo magnético oscilante é produzido e guiado através do interior da barra de ferro, com isso, uma corrente elétrica é induzida na bobina secundária.

A relação entre o número de espiras nas bobinas primária e secundária é o que determina o aumento ou a diminuição das tensões elétricas de entrada e saída.

No entanto, praticamente todos os aparelhos eletrônicos que utilizamos têm, em algum ponto de seu funcionamento, um pouco de indução eletromagnética, especialmente por conta da força eletromotriz gerada a partir desse trabalho.

Acompanhe nosso blog para mais informações sobre transformadores e o mercado de energia, existem vários artigos, para que você fique informado e consiga escolher o melhor equipamento para o que necessita.

Aprimária é uma empresa que atende todos os estados do país. Nosso foco é comercialização e aluguel de transformadores e equipamentos elétricos, prestação de serviços e instalação elétrica para baixa e média tensão.

Tudo que produzimos e entregamos passa por vários testes de profissionais e engenheiros para garantir a qualidade e excelência dos nossos produtos.

Envie sua proposta para o email comercial@aprimaria.com.br

Clique aqui para conhecer nossa linha de Transformadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *