Diferença entre o Transformador a Óleo e a Seco

Diferença entre o Transformador a Óleo e a Seco

Diferença entre Transformador a Óleo e a Seco

Com a evolução da tecnologia vão surgindo novos tipos de transformadores, entre eles dois dos mais utilizados são o transformador a óleo e o transformador a seco.

Neste blog vamos abordar o que é, como funciona, suas diferenças, vantagens e onde cada modelo pode ser melhor utilizado, continue lendo para entender melhor.

O que é um Transformador?

Antes de entrar a fundo sobre o assunto do blog, o ideal é ter conhecimento sobre o que é um transformador e seu funcionamento.

O transformador é usado para transformar a energia, mudando a tensão elétrica para que fique adaptável para determinado equipamento ou componente. Funciona segundo a Lei de Faraday, pela indução eletromagnética.

Imagine que na sua empresa a tensão é de 220V e é necessário ligar alguma máquina com a tensão de 380V.

 Nesse caso é necessário ter um transformador para que o equipamento funcione. Por exemplo: em indústrias, pode ser usado em motores elétricos, sistemas de distribuição, iluminação, entre outros.

Ou seja, sua utilização é bem ampla para atender muitos tipos de necessidades.

Por que se usa óleo ou ar nos transformadores?

Qualquer tipo de transformador possui um aquecimento muito grande que é gerado pelo efeito Joule e o óleo ou ar é utilizado para realizar o resfriamento do equipamento.

No caso do transformador a óleo o resfriamento funciona com base na troca de calor entre o óleo e o ambiente, já no transformador a seco ocorre com a troca de ar.

Esses dois materiais também funcionam como isolantes para as bobinas, o óleo tem uma maior eficiência, por isso se comparar um transformador a seco com um a óleo o a seco será muito maior do que um a óleo de mesma potência.

Principais diferenças entre o Transformador a Óleo e a Seco:

  1. Restrições ambiental:
  • Seco: Não prejudica o meio ambiente;
  • Óleo: Contaminação por óleo isolante;

2. Segurança:

  • Seco: Não explodem;
  • Óleo: Risco de explosão, incêndio, entre outros;

3. Custo de instalação:

  • Seco: Menor;
  • Óleo: Maior;

4. Instalação:

  • Seco: Pode ser instalado internamente, não precisa de porta corta fogo, necessita somente de um gabinete de proteção;
  • Óleo: Pode ser instalado internamente ou externamente, precisa da construção de uma sala especial;

5. Manutenção:

  • Seco: Isento de manutenção (apenas limpeza);
  • Óleo: Necessário a analises de óleo, filtragem/termo vácuo, reparo/vazamentos;

6. Preço:

  • Seco: Maior;
  • Óleo: Menor;

Qual é o melhor transformador?

Se você está em busca de um transformador sempre é bom consultar a norma NBR 14039, pois dependendo do projeto o transformador não poderá ser a óleo por conta do seu alto risco.

Entre esses modelos existem vários pontos importantes para se decidir qual adquirir, abaixo falaremos sobre alguns deles.

  1. Primeiramente a segurança. No caso do Transformador a óleo ele tem grande desvantagem, por conta que o óleo utilizado é inflamável, então dependendo do local a ser instalado pode ser necessário a utilização de um transformador a seco, agora caso o local tenha uma subestação externa preparada para o equipamento não será um ponto decisivo para a escolha do transformador.
  2. Uma outra questão é onde o transformador irá ser instalado e o local onde estão as maquinas que vão usar o equipamento, isso é uma questão muito importante, pois os cabos de alta tensão usados custam caro, e o transformador a seco pode ser instalado dentro da empresa, mais próximos aos equipamentos, ou seja, será necessário a compra de menor quantidade de cabos.
  3. Agora sobre a manutenção dos transformadores, aqui tem dois pontos a ser pensados reposição das peças e o tempo que leva para que a manutenção seja completada, neste caso o transformador a seco sai na frente, pois ele precisa de menos manutenção.
  4. O último ponto mais não menos importante é a questão ambiental (ESG), muito pensada nos dias atuais, pois as empresas tem um impacto muito grande no meio ambiente e é necessário pensarem cada vez mais nesse ponto, fora que um vazamento de óleo pode acarretar em um enorme problema para a empresa.

Acompanhe nosso blog para mais informações sobre transformadores e o mercado de energia, existem vários artigos, para que você fique informado e consiga escolher o melhor equipamento para o que necessita.

Compre seu transformador óleo ou a seco com base nas suas necessidades na Aprimária Transformadores

Aprimária é uma empresa que atende todos os estados do país. Nosso foco é comercialização e aluguel de transformadores e equipamentos elétricos, prestação de serviços e instalação elétrica para baixa e média tensão.

Tudo que produzimos e entregamos passa por vários testes de profissionais e engenheiros para garantir a qualidade e excelência dos nossos produtos.

Envie sua proposta para o email comercial@aprimaria.com.br

Clique aqui para conhecer nossa linha de Transformadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *